
2011
A primeira edição dos Trilhos dos Abutres com partida na Praça José Falcão, local escolhido para o 2019 Trail World Championships, passados 8 anos. Com uma distância de 37km, o carismático Luíz Mota foi o mais rápido entre 180 finishers. Susana Simões foi a vencedora feminina.

2012
O evento surge com duas distâncias de 47 e 21 kms. Toda a logística passa para o Pavilhão Municipal, onde é criada a primeira Feira Abutrica. Armando Teixeira, vence o Ultra, e Carlos Sá, mítico atleta português, vence a distância mais curta. Surge também os Trilhos Júnior José Godinho, que serviria de inspiração à Abutres Trail Running School.

2015
As 1500 vagas em 5 minutos, alguns totalistas e atletas de elite ficam de fora. 48 horas de chuva ininterrupta provocou um cenário épico para muitos... A organização numa corrida contra ao tempo teve que avaliar as condições do percurso. Ricardo Silva foi o grande vencedor desta ÉPICA edição, acabando por se sagrar Campeão Trail Ultra esse ano, pela ATRP.

2016
Este ano surge o polémico sorteio, único em Portugal! O forte interesse também dos expositores, fez com que a organização transferisse o evento para o Mercado Municipal. David Quelhas foi o sucessor ao trono abutrico. Lucinda Sousa vence no sector feminino, e Paulo Sousa volta a conquistar a curta dos Abutres.

2017
Depois de dois segundos lugares, seria o ano de André Rodrigues! A estreante Mercedes Pilar vence, e consegue um fantástico 41º lugar na geral. Tiago Romão vence nos 30km. Estreia-se o primeiro Downtrail em Portugal, com uma distância de 15km.

2018
Jordi Gamito, Dmitry Mityaev, Mario Sancha e os melhores atletas da actualidade em Portugal, comprovam a grande competitividade dos Abutres, mesmo com toda a concorrência André Rodrigues leva o Abutre para casa o tempo recorde de 4H44m36s. Recorde também para Ekaterina Mityaeva que vence e alcança o 38º lugar da geral. Romeu Gouveia alcança a vitória nos 30km e Cristiano Santos vence a prova mais curta.