Criado em 2013, a ABUTRES TRAIL RUNNING SCHOOL (ATRS) trata-se de um projecto de formação em trail running (primeiro projecto em Portugal), que visa sensibilizar as crianças para as fragilidades do meio que as rodeia e para a sua preservação, conservação e necessidade de viver em comunhão com o meio ambiente.
“O Trail Running é regido por certos valores importantes (amizade, camaradagem, respeito pela natureza e solidariedade) que pretendemos passar às gerações mais novas” afirma João Lamas, coordenador do projeto.
A Missão da ATRS assenta em 3 pilares:
> Incentivar e motivar as crianças para a prática desportiva;
> Promover um estilo de vida saudável, assente numa hierarquia sólida de valores transmitidos pelo desporto;
> Contribuir para um desenvolvimento harmonioso das crianças, em termos psicomotores, tendo como base o desporto Trail Running.
Os grandes objetivos da ATRS são:
> Transmitir valores como a amizade, camaradagem, respeito pela natureza e solidariedade.
> Sensibilizar as crianças para as fragilidades do meio que as rodeia e para a sua preservação, conservação e necessidade de viver em comunhão (não em competição) com o meio ambiente.
> Não se pretende formar atletas de elite mas sim crianças melhores e mais conscientes para vários problemas. Se no futuro se tornarem bons atletas de Trail Running tanto melhor.
> O desporto e a atividade física apresentam benefícios exaustivamente reconhecidos, em diferentes vertentes do desenvolvimento humano.
> Nas crianças e jovens, quando a prática é bem orientada e se respeita o ritmo de desenvolvimento biológico, a integridade das estruturas e os sistemas orgânicos que garantem o bom funcionamento do corpo e servem de base à prática de atividade física, os benefícios são ainda mais vincados. Tornam-se um hábito, um estilo de vida saudável.
A formação tem uma forte componente lúdica tendo como base o Trail Running, mas incluindo actividades secundárias como jogos, consciencialização ecológica e nutricional, participação em provas, contacto com atletas de elite, experimentação e intercâmbio com outras modalidades” explicou Jorge Rodrigues que completa o trio de treinadores naturais da terra, Miranda do Corvo.
A escola funciona aos Domingos de manhã pelas 10h na Quinta da Paiva em Miranda do Corvo e é aberta a todos quantos queiram participar bastando para tal contactar a escola pelo email trailrunningschool@abutres.net