Pré-Inscrições>

A edição de 2019 dos Trilhos dos Abutres receberá a prova do Campeonato do Mundo de Trail.

> 6/06/19
Cerimónia de Abertura
Coimbra

> 8/06/19
Abutres Trail World Championships
Miranda do Corvo

> 9/06/19
Ultra Trilhos dos Abutres
Prova Aberta
Miranda do Corvo

Segue-nos
Image Alt

Associação Abutrica

2003

Porquê Abutres? A história dos Abutres começa em 2003, quando um grupo de amigos decide participar num torneio de futsal e necessitava de colocar um nome na sua equipa. Surgiu Abutres, devido à expressão muito utilizada nos adolescentes em Miranda nessa altura. Este grupo surgiu de forma simples em Fevereiro desse ano, com o intuito de se divertir semanalmente…tradição que se mantém todas as segundas à noite.

Ai que Gala… Decide-se então criar um jantar de natal da equipa que mais tarde evolui para a Gala Abutrica. Trata-se de uma cerimónia para homenagear os membros que se destacaram durante o ano, em diversas categorias, sendo a mais importante a de “Abutre do Ano”. É de facto um evento mítico dentro da comunidade abutrica, onde a não falta diversão.

2004
Grupo de todo-o-terreno
2005
Equipa de downhill
2009

Entre 2003 e 2009 surgiram novos elementos e aficionados em outras modalidades; downhill, desportos motorizados, btt e trail running. Com o crescimento cada vez maior do grupo dos Abutres, a criação de uma Associação seria um processo natural, surgindo a 17 de fevereiro de 2009: a Associação Abutrica. Surgiram então diversas actividades, fruto de sonhos que fomos construindo;

A Associação Abutrica partiu para uma aventura solidária, percorrendo várias zonas desfavorecidas de Marrocos. O Dorsal Solidário – Trilhos dos Abutres, permite angariar fundos para entidades de Miranda do Corvo, que têm uma ação estruturante na terra. Bombeiros Voluntários, Casa do Gaiato, Filarmónica Mirandense e Rádio Dueça, foram as entidades beneficiárias.

2010

Abutres Cup 2010, com o objectivo de revitalizar um local onde nos anos 70, se realizavam torneios.

Abutres TT 2010, uma aventura motorizada pelas nossas serras.

2011

Trilhos dos Abutres 2011…o começo de uma prova épica!

2012
2013

Criado em 2013, a ABUTRES TRAIL RUNNING SCHOOL (ATRS) trata-se de um projecto de formação em trail running (primeiro projecto em Portugal), que visa sensibilizar as crianças para as fragilidades do meio que as rodeia e para a sua preservação, conservação e necessidade de viver em comunhão com o meio ambiente. O objectivo principal, não pretende formar atletas de elite mas sim crianças melhores e mais conscientes para vários problemas. Se no futuro se tornarem bons atletas de Trail running tanto melhor. O Centro de Estágio de Trail Running e Btt traduz-se num aproveitamento dos percursos dos Trilhos dos Abutres e Btt, para a sua activação durante o ano. Foi o primeiro Centro de Estágio do gênero, com condições de excelência para a prática das modalidades. O futuro será um compromisso de redução do impacto ambiental resultante dos nossos eventos ou outras actividades praticadas no nosso território, promovendo a gestão adequada de resíduos.

2014

Abutres BTT 2014, pedalando pelos trilhos dos abutres.

2015
2016
2019

A Associação Abutrica fará 10 anos de existência em 2019, que culminará com a realização do “Trail World Championships” e as 10 edições especiais dos vários eventos; Abutres TT e Gala Abutrica (2009), Abutres Cup e Trilhos dos Abutres (2020). Um percurso marcado pela excelência, graças ao rigor, ambição e profissionalismo dos sócios, que promovem a região, mais concretamente Miranda do Corvo e a Serra da Lousã a todos os cantos do mundo. Não esquecendo também o empenho todos os voluntários, empresas e entidades públicas que foram fundamentais para todo o sucesso da nossa Associação. Um especial agradecimento à Câmara Municipal de Miranda do Corvo que alavancou todos os nossos projectos.