Pré-Inscrições>

A edição de 2019 dos Trilhos dos Abutres receberá a prova do Campeonato do Mundo de Trail.

> 6/06/19
Cerimónia de Abertura
Coimbra

> 8/06/19
Abutres Trail World Championships
Miranda do Corvo

> 9/06/19
Ultra Trilhos dos Abutres
Prova Aberta
Miranda do Corvo

Segue-nos
Image Alt

Abutres Trail Running School

Criado em 2013, a ABUTRES TRAIL RUNNING SCHOOL (ATRS) trata-se de um projecto de formação em trail running (primeiro projecto em Portugal), que visa sensibilizar as crianças para as fragilidades do meio que as rodeia e para a sua preservação, conservação e necessidade de viver em comunhão com o meio ambiente.

 

“O Trail Running é regido por certos valores importantes (amizade, camaradagem, respeito pela natureza e solidariedade) que pretendemos  passar às gerações mais novas” afirma João Lamas, coordenador do projeto.

 

A Missão da ATRS assenta em 3 pilares:

> Incentivar e motivar as crianças para a prática desportiva;

> Promover um estilo de vida saudável, assente numa hierarquia sólida de valores transmitidos pelo desporto;

> Contribuir para um desenvolvimento harmonioso das crianças, em termos psicomotores, tendo como base o desporto Trail Running.

 

Os grandes objetivos da ATRS são:

> Transmitir valores como a amizade, camaradagem, respeito pela natureza e solidariedade.

> Sensibilizar as crianças para as fragilidades do meio que as rodeia e para a sua preservação, conservação e necessidade de viver em comunhão (não em competição) com o meio ambiente.

> Não se pretende formar atletas de elite mas sim crianças melhores e mais conscientes para vários problemas. Se no futuro se tornarem bons atletas de Trail Running tanto melhor.

> O desporto e a atividade física apresentam benefícios exaustivamente reconhecidos, em diferentes vertentes do desenvolvimento humano.

> Nas crianças e jovens, quando a prática é bem orientada e se respeita o ritmo de desenvolvimento biológico, a integridade das estruturas e os sistemas orgânicos que garantem o bom funcionamento do corpo e servem de base à prática de atividade física, os benefícios são ainda mais vincados. Tornam-se um hábito, um estilo de vida saudável.

 

A formação tem uma forte componente lúdica tendo como base o Trail Running, mas incluindo actividades secundárias como jogos, consciencialização ecológica e nutricional, participação em provas, contacto com atletas de elite, experimentação e intercâmbio com outras modalidades” explicou  Jorge Rodrigues que completa o trio de treinadores naturais da terra, Miranda do Corvo.

A escola funciona aos  Domingos de manhã pelas 10h na Quinta da Paiva em Miranda do Corvo e é aberta a todos quantos queiram participar bastando para tal contactar a escola pelo email trailrunningschool@abutres.net