O Centro de Estágio de Trail Running é um projecto pioneiro em Portugal levado a cabo pela Associação Abutrica, numa parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Aldeias do Xisto, Juntas de Freguesia de Vila Nova e Miranda do Corvo, Baldios de Vila Nova.
É constituído por um edifício nuclear, a Casa do Reis, em Vila Nova, e uma série de percursos marcados por todo o concelho, onde é possível realizar um contacto direto com o concelho, a serra, a fauna e com a flora.
O referido edifício disponibiliza balneários, estação de serviço para bicicletas e instalações para estadia e treino, ajudando os atletas a ter a mais adequada preparação física, possibilitando, também, a realização de estágios, pequenos seminários ou workshops.
Ao edifício, complementam as redes de percursos sinalizados de trail running e de btt, assim como mais 3 estações de serviço para bicicletas, nomeadamente o Centro de BTT da Aldeia do Xisto de Gondramaz, Quinta da Paiva e Semide.
14 percursos cicláveis, num total de cerca de 230 Km, com 4 níveis de dificuldade, permitem percorrer a quase totalidade do concelho, pedalando sentido o ar puro na cara, de observando pinheiros, carvalhos, castanheiros… diferentes cores e diferentes paisagens ao longo do ano. Enduro, downhill e XC, são as vertentes do btt que pode praticar nestes trilhos.
Os percursos de trail running percorrem a serra, usufruindo das riquezas naturais, proporcionando experiências inesquecíveis como avistar um veado, um javali ou um esquilo, sentir o aroma das diferentes espécies de flora, ouvir o chilrear dos pássaros…sentir o desafio de subir, trepar, correr ao lado de uma linha de água, descer percursos acentuados. Estes 4 percursos sinalizados, oferecem 90 Km de variedade, com diferentes níveis de dificuldade, e proporcionam a oportunidade de partir à descoberta do território das Aldeias do Xisto, da rede de castelos e muralhas do Mondego, do património religioso de Semide, Senhor da Serra e Senhora da Piedade de Tábuas…Correr pelas ruas do centro histórico de Miranda do Corvo, pelos percursos verdejantes que ligam a vila à serra, descobrindo as belas e refrescantes cascatas, é aceitar um desafio enriquecedor.
Para mais informações e reservas, contacte.