ULTRA TRILHOS DOS ABUTRES é uma prova em regime de semi-auto suficiência, realiza-se no dia 1 de fevereiro de 2025, tem início às 08h00, percorre os caminhos e trilhos da Serra da Lousã – Freguesias de Miranda do Corvo e Freguesia de Vila Nova, na distância aproximada de 50 km e 2.500 metros de desnível acumulado positivo, com início e fim no Mercado Municipal em Miranda do Corvo.
Características
Abastecimentos
Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos atletas comida e bebida ou apenas bebida, consoante o que está definido para o abastecimento na respetiva ficha técnica da prova para ser consumida no local. A organização não colocará copos nos abastecimentos, devendo os atletas trazerem os próprios recipientes.
Na Senhora da Piedade existe uma área de apoio às equipas. Existe também uma área “aberta” para os atletas que não tiverem assistência com alimentos e líquidos. Em Cardeal, Parque Eólico, Gondramaz não existe apoio às equipas, apenas uma área “aberta” com alimentos e líquidos.
Material Obrigatório e Recomendado
Equipamento obrigatório:
• Dorsal visível
• Corta-vento
• Manta de sobrevivência (140 x 200 cm no mínimo)
• Apito
• Um telemóvel totalmente carregado
• Depósito(s) para líquidos com capacidade mínima de 1 litro
• Frontal
Equipamento permitido:
• MP3
• relógio GPS
Equipamento recomendado:
• Copo reutilizável: a organização não cederá copos nos abastecimentos
• Caso as condições climatéricas sejam desfavoráveis, a organização recomenda muito que usar roupas técnicas quentes + calça comprida + buff/gorro + luvas.
Aviso: A organização em função das previsões meteorológicas poderá alterar o equipamento obrigatório. Se se verificar esta necessidade, a organização enviará essa informação por sms, entre 12 ou 24 horas antes da hora de início da prova.
Semi-Autosuficiência
Cada atleta deve estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente.
De haver adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de prova, nomeadamente:
> Conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas (noite, vento, neve, nevoeiro e chuva);
> Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc;.
> É proibido o acompanhamento durante toda ou parte da prova por pessoa não inscrita, fora dos postos de atendimento designados.
> Levar todo o material obrigatório durante a prova (ver o ponto 2.9 do regulamento)
> Colocar os seus lixos nos abastecimentos fornecidos pela organização.
Abandono/Evacuação
- Excepto em casos de ferimentos graves, o atleta não deve abandonar fora de um posto de controle. Deve notificar a organização que registará a desistência da prova.
- Se o atleta não está ferido, deve alcançar o posto de controle mais próximo, a fim de se fazer o transporte.
- Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, que requerem a paragem total ou parcial da corrida, a organização assegura a evacuação, no menor tempo possível.
- Locais: Senhora da Piedade e Gondramaz.
O percurso poderá sofrer pequenas alterações até a um mês da prova.
Condições de Acesso
Períodos
• O período das pré-inscrições começa dia 14 de outubro de 2024 e acaba a 27 de outubro de 2024.
• Sorteio a 1 de novembro de 2024*
*O sorteio só se realizará caso o número de pré-inscrições exceda o número de vagas de cada prova.
Vagas e critérios: 750 vagas
- 150 organização
- 500 sorteio*
- 50 primeiros masculinos do Ultra Trilhos 2024
- 50 primeiras femininas do Ultra Trilhos 2024