Pré-Inscrições>

A edição de 2019 dos Trilhos dos Abutres receberá a prova do Campeonato do Mundo de Trail.

> 6/06/19
Cerimónia de Abertura
Coimbra

> 8/06/19
Abutres Trail World Championships
Miranda do Corvo

> 9/06/19
Ultra Trilhos dos Abutres
Prova Aberta
Miranda do Corvo

Segue-nos

Trilhos dos Abutres, "An EPIC race". Portuguese Ultra trail Running, from Miranda do Corvo

Gala de Apresentação Oficial do 2019 TWC

“O Abutre acordou.” Assim diz a música oficial dos Trilhos dos Abutres, divulgada pela primeira vez na Gala de Apresentação do Campeonato do Mundo de Trail 2019. E, o enquadramento não poderia ser melhor: oficialmente, o evento que traz a Portugal os melhores do mundo, iniciou-se no passado fim-de-semana, em Miranda do corvo.

Com a presença de ilustres entidades e atletas, a Gala de apresentação do 2019 Trail World Championships, e sorteio para o Ultra Trilhos dos Abutres, decorreu na passada sexta-feira, na Casa das Artes de Miranda do Corvo.

O grupo de hip hop da Casa do Povo de Miranda do Corvo deu início ao evento, e a apresentação ficou a cargo dos anfitriões da casa, Hugo Cabral e Pedro Amorim!

O Presidente da Associação Abutrica e Presidente do Comité Organização Local do TWC, Tiago Araújo, que classificou como “inimaginável organizar um campeonato do Mundo, seguindo um trilho de sonho, pautado pelo trabalho de todos os voluntários, sob o lema «voluntário na acção, profissional na missão»”.

José Carlos Santos, Vice Presidente da ITRA (International Trail Running Association) referiu que “no próximo dia 8 de junho far-se-á historia no trail(…), nenhum outro país se pode orgulhar de receber no espaço de 4 anos, 2 edições do Campeonato do Mundo de Trail”, e teve ainda tempo para “vestir o fato de selecinador nacional”, acrescentando que “espera que no dia 8 de junho, em termos competitivos, fazer história na modalidade,(…) mas para isso conta com a presença de todos a apoiar as nossas cores e a torcer por Portugal”.

Da Federação Portuguesa de Altetismo, tivemos o Presidente, Jorge Vieira, a lembrar “a riqueza do mundo do desporto em emoções”, que “o atletismo ficou diferente e se enriqueceu com a inclusão do trail”, concluindo que este TWC, tal como o slogan indica (“You make it epic”), será um “evento épico e que ficará para sempre nas nossas memórias”.

Carlos Cidade, Vice Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Miguel Baptista, valorizou o “arrojo da Associação Abutrica na organização deste grande evento”, e o Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo encerrou os discursos protocolares, deixando palavras de “profunda e sentida gratidão para com a Associação Abutrica, voluntários e parceiros, por todo o trabalho que têm vindo a fazer na promoção do trail nacional”.

Sucederam-se as homenagens aos atletas (M/F) vencedores das várias edições do Ultra Trilhos dos Abutres, (Ester Alves, Lucinda Sousa, Ricardo Silva, Luís Mota, David Quelhas, André Rodrigues), totalistas (Glória e Jorge Serrazina), Flor Madureira (Madrinha Honorária), José Moutinho (Padrinho Honorário), e houve ainda tempo para levar ao palco Rui Pinho, Presidente da ATRP, os campeões nacionais de trail e ultra trail (Romeu Gouveia e André Rodrigues, respectivamente) e o Tricampeão do Mundo, Luis Alberto Hernando. Nestas conversas informais, o que mais se destacou foi calor humano e os trilhos técnicos que distinguem os Trilhos dos Abutres, fator especialmente referido pelo atleta espanhol; o percurso difícil e concorrido da candidatura à organização do TWC; e o “petróleo verde” e o clima ameno que conferem ao nosso país, e em especial à região centro, condições idílicas e impares para a prática da modalidade (palavras o Presidente da ATRP).

A Associação Abutrica fechou a Gala com a apresentação oficial do Hino dos Abutres, “O Abutre Acordou”, com letra e produção de Pedro Janela, e com voz de Pedro Fernandes, que se espera que se transforme num verdadeiro hino dos (e aos) Abutres.
Pelo meio, ainda houve lugar para o fado, pela voz de Laura Moita, artista da região.

Esta gala foi transmitida em streaming para as redes sociais, tendo tido acessos de todo o mundo, especialmente daqueles que aguardavam ansiosamente pelo sorteio de algumas centenas de ingressos, para milhares de pré-inscrições, de uma prova que promete não desiludir os amantes da modalidade, a realizar-se no dia 9 de junho e que decorre exactamente no mesmo percurso do Campeonato do Mundo.

No dia seguinte, várias centenas de atletas reuniram-se no espaço que, em junho, vai receber a partida do Campeonato do Mundo, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, para “testarem” parte do percurso, num caloroso convívio que veio aquecer uma manhã muito fria! Mais uma vez, os trilhos não deixaram ninguém indiferente.

 

Foto da Gala: Fotos do Zé

Fotos do Treino: Foto Jotapê

Comunicação: CREAM

 

> Patrocinador principal:Berg Outdoor

> Uma organização:
Associação Abutrica | Abutres
Federação Portuguesa de Atletismo
ITRA – International Trail Running Association
International Association of Ultrarunners

> Com o apoio:
Município de Coimbra
Turismo Centro de Portugal
Câmara Municipal de Miranda do Corvo
CIM Região de Coimbra
Aldeias do Xisto

>Iniciativa/Programas Co-Financiadores:
Dueceira

>Patrocinador: Prozis

TWC é EcoEvento, uma distinção atribuída pela ERSUC