Seleções e Atletas confirmados
É exponencial o número de seleções e atletas inscritos para este desafio, com 55 seleções e mais de 400 atletas “a caminho” do Abutres TWC, um número recordista no que a Campeonatos do Mundo diz respeito.
No que se refere às seleções masculinas, o grande destaque vai para a Espanha e a França que aparecem como favoritas, mas a Itália, Grã-Bretanha e Estados Unidos (seleção com maior número de pontos ITRA) chegam bastante fortes a este Campeonato do Mundo. Além destas, a Roménia está extremamente forte, tendo 3 atletas de top mundial na sua equipa que habitualmente ficam no top 15 das classificações, e Portugal está com uma equipa muito coesa, para além de estar a jogar em casa.
Quanto às equipas femininas, prevê-se que a vitória coletiva feminina seja fortemente disputada entre a França e a Espanha, aparecendo logo de seguida a Itália, Grã-Bretanha, Estados Unidos e a Polónia que se apresenta com uma excelente equipa.
Já nos desempenho individuais masculinos, as previsões são que esta seja a prova mais competitiva da história do trail running, pelo que é difícil referir candidatos de entre tantos atletas incríveis que estarão presentes no 2019TWC. Mas, pelas características que a prova terá, podemos destacar Jonathan Albon (Grã-Bretanha) e Zaid Ait Malek (Espanha) que têm um percurso quase à sua medida, mas também Nicolas Martin (França), Tim Tollefson (Estados Unidos da América), Marco de Gasperi (Itália), Cristofer Clemente (Espanha), e claro, Luis Alberto Hernando, atleta espanhol que prescinde de qualquer apresentação. Mas, não podemos nunca esquecer o português André Rodrigues, que atravessa um excelente momento de forma, que já venceu por duas vezes os Trilhos dos Abutres e conhece muito bem o terreno em questão.
Além destes, e como tudo pode acontecer num TWC, não podemos deixar de destacar Aurelien Dunand-Pallaz e Ludovic Pommeret, da França; Ionut Zinca Alin (Roménia), um grande atleta que esteve quase 3 anos sem competir devido a lesão mas que já está em grande forma e pronto para o combate; Francespo Puppi (Itália), um grande talento que já foi Campeão do Mundo de Corrida de Montanha em 2017; Anthony Costales, um atleta extremamente rápido; Andreu Simon e Antonio Martinez da Espanha; e Dimitris Theodorakakos da Grécia.
Para o pódio individual feminino, as previsões são mais fáceis, sendo que as grandes favoritas ao pódio são Azara Garcia dos Salmones (Espanha), Ruth Croft (Nova Zelândia) e Ragna Debats (Holanda), sendo que Adeline Roche (França), que foi Campeã do Mundo em 2017, Anna Mae Flyn e Kelly Wolf (Estados Unidos da América), Holly Page e Jasmin Paris (Grã-Bretanha), Denisa Gragomir (Roménia), Silvia Rampazzo (Itália), Sheila Avilez (Espanha), e Mercedes Pila (Ecuador), vencedora do Ultra Trilhos dos Abutres 2017, podem muito bem surpreender tudo e todos.
Mas, claro que numa prova do Campeonato do Mundo em que os melhores dos melhores estão presentes, tudo pode acontecer.